Organize-se para a escrita dos relatórios!

Home Organize-se para a escrita dos relatórios!

Sabemos o quanto esses momentos podem ser estressantes para a professora (e a leitura e correção da coordenadora). Não só pelo conteúdo e a falta de prática com a escrita formal, mas também porque normalmente essa escrita acontece em casa à noite e/ou nos finais de semana. Ou, melhor, durante os nossos momentos de DESCANSO MERECIDO! Então, vamos para as dicas!

  1. Divida e defina metas ligadas ao tempo.
    Quantas crianças você tem e quanto tempo você tem até a primeira entrega? Faça a conta, crie um calendário e, o mais importante, SIGA o cronograma!

    Dica da dica: Uma recompensa após cada etapa concluída ajuda o ser humano a continuar com o cronograma. Por exemplo, eu prefiro a recompensa de, após um relatório feito, ganhar uma refeição no iFood. Eu também economizo para essa época do ano… kkk.
  2. Pense no espaço e deixe tudo preparado.
    O que você precisa para escrever? Cadernos, computador, charts e tabelas, anotações variadas? Crie um work station temporário e deixe-o montado para o período de escrita. 

    Dica da dica: Além do prazer de desmontar ao término do período de escrita, compre seus lanchinhos e deixe a água do seu lado! Não esqueça o café!
  3. Faça o trabalho prévio de esboçar os principais temas que você não pode esquecer de abordar com cada criança.
    É muito mais fácil e engajador olhar para um papel com pistas do que para um papel em branco.

    Dica da dica: Embora fazer esse primeiro esboço com alguém seja muito mais fácil, escrever com outra pessoa não é, e acaba se perdendo muito tempo precioso com comentários aleatórios, interrupções e as inseguranças do tipo “o que achou da frase desse jeito?” Faça a escrita cheia sozinha e depois peça a opinião de uma segunda leitora.
  4. Após fazer o esboço, divida em outro documento os assuntos que devem ir para a reunião de pais e aqueles que precisam ser registrados no relatório.
    Se não souber o que deve entrar em cada um, pergunte para sua coordenadora!

    Dica da dica: Alguns assuntos não pertencem ao relatório, especialmente assuntos sensíveis e familiares que precisam ser abordados, mas não registrados num relatório para sempre. Para saber mais sobre como fazer uma boa reunião de pais, clique aqui.
  5. Se você é coordenadora – saia da sua sala!
    Fuja para a biblioteca, refeitório ou outro lugar que seja um pouco mais difícil de acharem você. Pode colocar uma placa na sua porta informando onde você está e o que está fazendo. Você pode receber até 50% menos interrupções (dado nada científico, mas divertido), incumbindo à pessoa pensar se vai até você ou se vai deixar para outra hora.

    Dica da dica: Não vale fazer isso todos os dias para você trabalhar sossegada kkk.

E é assim que você não se descabela durante a escrita dos relatórios – pelo menos não tanto como antes. Então, crie um bom plano para você e siga-o! 

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS


TAGS

Ambiente bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Educação Infantil bilíngue escola leitora livre brincar Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil promoção da leitura bilíngue Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: