Sabemos o quanto esses momentos podem ser estressantes para a professora (e a leitura e correção da coordenadora). Não só pelo conteúdo e a falta de prática com a escrita formal, mas também porque normalmente essa escrita acontece em casa à noite e/ou nos finais de semana. Ou, melhor, durante os nossos momentos de DESCANSO MERECIDO! Então, vamos para as dicas!


- Divida e defina metas ligadas ao tempo.
Quantas crianças você tem e quanto tempo você tem até a primeira entrega? Faça a conta, crie um calendário e, o mais importante, SIGA o cronograma!
Dica da dica: Uma recompensa após cada etapa concluída ajuda o ser humano a continuar com o cronograma. Por exemplo, eu prefiro a recompensa de, após um relatório feito, ganhar uma refeição no iFood. Eu também economizo para essa época do ano… kkk. - Pense no espaço e deixe tudo preparado.
O que você precisa para escrever? Cadernos, computador, charts e tabelas, anotações variadas? Crie um work station temporário e deixe-o montado para o período de escrita.
Dica da dica: Além do prazer de desmontar ao término do período de escrita, compre seus lanchinhos e deixe a água do seu lado! Não esqueça o café! - Faça o trabalho prévio de esboçar os principais temas que você não pode esquecer de abordar com cada criança.
É muito mais fácil e engajador olhar para um papel com pistas do que para um papel em branco.
Dica da dica: Embora fazer esse primeiro esboço com alguém seja muito mais fácil, escrever com outra pessoa não é, e acaba se perdendo muito tempo precioso com comentários aleatórios, interrupções e as inseguranças do tipo “o que achou da frase desse jeito?” Faça a escrita cheia sozinha e depois peça a opinião de uma segunda leitora. - Após fazer o esboço, divida em outro documento os assuntos que devem ir para a reunião de pais e aqueles que precisam ser registrados no relatório.
Se não souber o que deve entrar em cada um, pergunte para sua coordenadora!
Dica da dica: Alguns assuntos não pertencem ao relatório, especialmente assuntos sensíveis e familiares que precisam ser abordados, mas não registrados num relatório para sempre. Para saber mais sobre como fazer uma boa reunião de pais, clique aqui. - Se você é coordenadora – saia da sua sala!
Fuja para a biblioteca, refeitório ou outro lugar que seja um pouco mais difícil de acharem você. Pode colocar uma placa na sua porta informando onde você está e o que está fazendo. Você pode receber até 50% menos interrupções (dado nada científico, mas divertido), incumbindo à pessoa pensar se vai até você ou se vai deixar para outra hora.
Dica da dica: Não vale fazer isso todos os dias para você trabalhar sossegada kkk.
E é assim que você não se descabela durante a escrita dos relatórios – pelo menos não tanto como antes. Então, crie um bom plano para você e siga-o!
