Repensando seu CV: dicas para se destacar!

Home Repensando seu CV: dicas para se destacar!

Você sabe quem vai olhar seu CV? Saber quem será a leitora do seu CV é o primeiro passo para considerar esse documento essencial com um olhar crítico e profissional. Essa pessoa geralmente vem de uma dessas três áreas na escola: direção, coordenação e recursos humanos.

O profissional que lerá seu CV é, portanto, um profissional, já adulto. Isso parece óbvio, mas existe uma grande quantidade de CVs com fontes infantilizadas, stickers de bicho de pelúcia, imagens que se referem à infância e até foto da professora fantasiada para o baile de carnaval. Esses tipos de apoios visuais deixam seu CV com ar de imaturidade e não mostram a profissional séria que você é. Ser professora da primeira infância não é para animadores de festa, é uma profissão séria e para adultos competentes e qualificados. Dessa maneira, seu CV deve ter essas características.

Você pode encontrar diferentes modelos gratuitos de CV na internet. Todas as plataformas de Cloud têm modelos prontos, basta substituir a escrita por suas informações verdadeiras – use-os! Enviar um CV sem uma boa formatação é considerado falta de cuidado ou noção tecnológica – habilidades fundamentais na nossa profissão, especialmente professoras que passaram dois anos da pandemia on-line. A expectativa em relação a essas habilidades é grande.

Você deve usar uma foto?

Não é necessário, mas é muito útil, porque é mais fácil relacionar uma entrevista feita com o CV de quem colocou uma foto. O entrevistador, muitas vezes, faz 15 ou 20 entrevistas por semana na época de alta procura, então, uma foto no CV ajuda a ligar os pontos… e isso favorece se a pessoa gostou da entrevista. Se optar por colocar foto, que seja uma tirada para sua vida profissional, não aquela foto com mais visualizações no seu Instagram! 

E por falar em redes sociais, uma boa gestora pesquisa seu nome em sites de busca. Esse resultado pode fazer com que seu processo avance ou pare na hora. Você sabe o que aparece quando seu nome completo é digitado no Google? Cuide da sua imagem digital! 

Quantas páginas deve ter?

Entre uma e duas páginas é o ideal, com tamanho de fonte legível. Não é preciso se estender sobre cada atividade que você fez, basta deixar uma frase bem concisa explicando suas principais responsabilidades ou destaque daquele elemento no seu CV. E, no início do documento, escreva que, se a pessoa quiser receber mais informações sobre o seu CV, ela pode  entrar em contato com você ou visitar seu perfil no LinkedIn – onde você explica com mais detalhes suas experiências, habilidades, formações e crenças pedagógicas. 

Preciso ter meu currículo no LinkedIn?

Yes. LinkedIn é O SITE para fazer networking profissional. Lá, você elabora mais ainda sua imagem profissional e muitas gestoras fazem buscas avançadas lá mesmo. A chance de alguém achar você sem que você procure é significativa. Por isso, mesmo que você esteja empregada e feliz onde está, você deve deixar os detalhes sempre atualizados, postar suas conquistas profissionais e agregar valor ao seu perfil, pois, assim, você cria uma imagem de uma professora profissional e engajada com o mundo – assim como você já é na realidade.

Alimente aos poucos seu perfil: faça networking com novos profissionais da área, compare vagas novas com o seu trabalho atual e conheça as novidades do mundo educacional. E, quando você se sentir pronta para uma mudança, já estará no radar de alguns lugares, será  um rosto conhecido e, quando a gestora fizer uma busca no LinkedIn, ela vai achar um perfil ativo e atualizado. Afinal, você nunca sabe quem está de olho no seu perfil!

Devo colocar referências no CV?

Certamente. Deixe sempre pelo menos duas boas referências, preferencialmente gestoras de empregos passados, com telefones e e-mails pessoais, pois é uma garantia caso a pessoa deixe de ter o telefone ou e-mail corporativo. Para cada referência, deixe o nome completo, cargo na época em que você trabalhou com a pessoa e um telefone e e-mail ou perfil de LinkedIn – sempre atualizados. Mas lembre-se de deixar as pessoas sob aviso de que você as mencionou no seu CV e que podem receber ligações de potenciais trabalhos!

O que uma coordenadora de escola bilíngue está procurando no seu CV?

Primeiramente, os pré-requisitos: graduação completa em pedagogia ou letras, curso de extensão de 120 horas ou pós-graduação, mestrado ou doutorado em bilinguismo e proficiência   nível B2 (mínimo) – tudo isso se for para cargo de professora. Para assistente, normalmente a escola pede que você esteja pelo menos cursando e se preparando para essas exigências.  Está precisando do curso de extensão em bilinguismo? Clique aqui para conhecer nosso curso altamente indicado!

Depois, ela vai olhar a parte da formação continuada. Quantas formações você faz por ano? Quantas foram feitas nos últimos dois ou três anos? E quem ministrou esses cursos? Assim, ela já tem uma ideia se você se preocupa com sua formação continuada e quais influências aparecerão no seu trabalho. 

E não para por aí, ela também está ligada a sua formação continuada na língua adicional. Você tem certificado? Quando foi feito? Continua com aulas e estudos pontuais ou continuados na língua adicional? Se você não costuma colocar como mantém o nível de inglês e o aprimora – comece a colocar, mesmo que você aprenda ou aprimore de maneira informal.  Aliás, com a nova regulamentação bilíngue, todas as professoras em escolas bilíngues têm de comprovar nível de inglês de no mínimo B2. Para as nossas alunas do curso de extensão, temos uma parceria com a Winner e Out-of-the-Box Soluções Linguísticas que oferece desconto para ajudar você a checar essa caixinha!

Outra coisa que ela está olhando é o tempo de casa em cada escola e as lacunas de emprego. A candidata pula muito de escola para escola, de trabalho para trabalho? “Red flag!” Ela não tem registro de emprego por três anos e não tem filhos ou fez intercâmbio? “Estranho…” Esteja pronta para justificar essas mudanças ou intervalos de forma satisfatória na entrevista.

Seu CV é um documento vivo! É necessário renová-lo todo semestre com suas novas formações e habilidades adquiridas. E, além disso, SEMPRE verifique se seus contatos estão atualizados. Seu telefone e e-mail permanecem válidos? Não deixe pequenos detalhes atrapalharem um processo seletivo e impedirem você de mostrar sua competência como professora e conquistar uma mudança para uma escola que dê mais valor a você ou  melhore sua qualidade de vida.

Faça um CV bonito e profissional, ele é a primeira impressão que a pessoa tem de você!


Posts recentes


Tags

5 Estratégias de Organização Para Fazer seu Curso On-line A Roda na Educação Infantil Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar adulto brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Cursos Bilíngues Cursos Educação Infantil Cursos Online dia das professoras Educação Infantil bilíngue Elaboração de CV Empregabilidade Escolhas Profissionais Exigências Para Começar em uma Sala de Aula Bilíngue Formação continuada na Educação Infantil free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica Legislação Bilíngue livre brincar Objetivos de Aprendizagem observação e registro O que colocar no CV de professora bilíngue Planejamento Planejamento bilíngue Planejamento bilíngue e escuta Por Que Você Usa Tanto a Frase "Good Job!"? Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Professora Reflexiva Profissão Docente Práticas pedagógicas Qual é a diferença entre objetivos de aprendizagem e o tal de learning outcomes? Relatórios na Educação Infantil Reunião de Pais Saber escrever relatórios Teorias na Prática Vida de Professora Well-being

ÚLTIMOS POSTS

TAGS

brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Educação Infantil bilíngue free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica livre brincar Planejamento Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: