O tempo e a coordenadora pedagógica – um romance

Home O tempo e a coordenadora pedagógica – um romance

Você organiza todo mundo: todos os eventos, todos os pais, todos os professores, às vezes, até organiza os eventos e reuniões para a gestão da escola. Além de pessoas, você também organiza o tempo para tudo acontecer, os espaços para todos usufruírem, e ainda, se sobrar, você se organiza. Como uma mãe, o tempo que sobra é para você. Mas não precisa, nem deve, ser assim.

E antes de chegar às boas práticas…

Imagino que, quando se pensa na palavra “planejamento”, você deve pensar também no semanário da professora que você precisa (ou, pelo menos, você sente que deveria olhar/palpitar/comentar/corrigir/fazer qualquer intervenção que prova que você olhou).

Enfim, o que fazemos na coordenação o tempo todo é planejar e gerenciar o planejamento (ou a falta de) dos outros, certo? Where’s my AMEN?!
Sabendo na pele dessa realidade constante, e já que você tirou um momento para ler algo relevante para seu cargo, que – aliás – great!, vamos para o que importa: o por que e o como planejar sua semana de uma forma que deixe sua cabeça mais livre para focar no que importa – uma boa formação para as professoras e uma boa educação para todas as crianças!

Afinal, o que VOCÊ tem que planejar para VOCÊ mesma?

Tudo. Ok, fine, mas vamos começar em algum lugar. Primeiro, você precisa acreditar que isso é algo BOM E NECESSÁRIO PARA FAZER. Se você não está convencida de que é necessário, vou contar o segredo para não viver uma vida de coordenadora pedagógica que simplesmente apaga incêndios pela escola e não sabe o que acontece com seu tempo além disso. Aquela que chega ao final do ano e pensa:

“O que fiz esse ano que era relevante? Contribuí para alguma coisa? As professoras aprenderam O QUE de mim? O processo de ensino-aprendizagem foi mais profundo esse ano do que o ano passado? Fiz alguma coisa ou só resolvi problemas esse ano?”

O fato é que, quando você tem controle do seu tempo, com um planejamento bom e realista, você começa a ter liberdade de escolha para aquilo que você quer fazer, mesmo diante dos imprevistos constantes. E, ao criar uma rotina de planejamento para seu dia, você vai perceber que precisa ter mais propósito para esse seu tempo e aí entra um assunto-irmão – que não vou abordar agora – que são as metas para VOCÊ coordenadora pedagógica. Pois, se você não sabe aonde está indo… (aqui, você pode completar a frase, pois você já usou em mil formações sobre planejamento para as professoras). 

Mas, sério, saiba como você quer usar seu tempo e para que. E, se necessário, se você já perdeu esse porquê, pare a leitura agora e reflita – sonhe. Muitas vezes, a visão, o sonho de educação para sua escola, precisa vir de você ou pelo menos ser implementado por você. Então, já que tirou um tempo, aproveite para resgatar seus sonhos pedagógicos e comece a desenhar uma jornada que você ou sua escola poderá realizar um dia.

“Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Eduardo Galeano

Voltando, se você controlar seu tempo melhor, você poderá SENTIR seu tempo passar e ser INTENCIONAL no que você escolhe fazer. Você também recebe mais conhecimento do que você mais faz, qual papel você mais exerce, enfim, você poderá SABER o que você fez com seu tempo – isso dá dados que podem ser analisados e ser a base de uma boa reflexão sobre o que você está precisando mudar no seu cargo – até para pedir mais recursos para sua área, se necessário.

“O planejamento dá espontaneidade e flexibilidade porque você começa a antecipar as coisas que sempre acontecem e sempre pegam fogo. E essa antecipação muda completamente o jogo!”

Para começar, assim como você faz com as professoras e as professoras fazem para as crianças, você também precisa de um planejamento anual, que são seus objetivos profissionais, e para sua equipe ou segmento. Para criar essas metas (se já não são criadas para você pela sua gestora), use objetivos que são alinhados com a escola e são sempre respeitosas para a criança. Siga o modelo SMART para a criação de objetivos, pois ele garante que você crie metas mensuráveis, relevantes e realistas. Por que metas? Porque metas dão sentido para seu tempo! Você tem uma direção durante o ano, um propósito para o seu fazer!

Dica de ouro

Imprima seus objetivos anuais em A3 e cole na parede de sua sala! É importante que as professoras saibam que você também tem objetivos profissionais e que você os leva a sério!

Além dos anuais, é preciso quebrar as metas e colocar benchmarks mensais e passos para os benchmarks semanais em forma de tarefas ao longo do ano. Se não fizer isso, vai se perder no tempo entre Carnaval e Festa Junina e até o evento de encerramento do final do ano e vai chegar no fim olhando com cara triste para suas metas na parede e voltar a culpar o mundo. Mas você não vai mais fazer isso, é por esse motivo que está lendo este artigo! Sigamos…

Quando chegamos ao planejamento semanal, você vai achar uma ferramenta para se organizar no tempo. Talvez seja um caderno, talvez um calendário num quadro branco, talvez um Google Agenda ou qualquer outro app que você goste. Mas escolha e seja consistente no seu uso! 

Não foque no planejamento diário, ele é o mais ineficaz e você rapidamente vai abandonar seu desejo de controlar melhor seu tempo e voltar para a vida de só descascar abacaxis que a vida escolar traz.

Além disso, não é sustentável que você, uma coordenadora pedagógica com uma rotina caótica, sente todo dia e planeje o dia seguinte, nem faz sentido para quem precisa ter uma visão macro do tempo, com metas reais para alcançar. 

Mas o que devo fazer então?

Você vai fazer um planejamento semanal, assim como as professoras fazem para seus alunos e seu tempo de preparação de materiais e outras tarefas que elas têm. A grande diferença é que você somente vai planejar 4 dias por vez, de segunda a quinta-feira, e você vai deixar livre a sexta-feira para as tarefas que você não conseguiu terminar nos primeiros 4 dias devido a imprevistos e urgências reais. Além disso, na sexta-feira, você vai planejar a semana seguinte. A sexta-feira, então, é como um amortecedor – deixando o planejamento fluir com mais possibilidade de sucesso. Tente não colocar qualquer reunião nesse dia, nem planejar qualquer outra atividade. 

Mas você não vai planejar esse tempo de amortecimento só na sexta-feira, se você trabalha 8 horas por dia, deixe 2 dessas horas diárias como tempo de amortecimento. Então, seu planejamento em termos de reuniões e tarefas é de 6 horas úteis de segunda a quinta-feira. E se você…

  • Tem um chefe que surpreende você sempre com reuniões inesperadas? Precisa colocar mais tempo de amortecimento no seu dia.
  • Está na semana de adaptação da escola? Já deixe essa semana livre – 100% tempo de amortecimento – para seu colo estar presente para os pais, as professoras e as crianças.
  • Sua escola deixa os pais entrarem na escola e conversarem com você por qualquer motivo ou a qualquer hora? Também precisa de mais tempo de amortecimento. Mas, aqui, você pode observar os horários em os pais normalmente entram e deixar esses horários como amortecimento já planejados.

Antecipe os incêndios, planeje com realismo e alcance suas metas anuais! 

Sabe todos aqueles pensamentos que se tornam vozes na sua cabeça? Aquelas tarefas que você não pode esquecer ou já esqueceu? Se não forem urgentes para o dia seguinte ou aquela semana, coloque como lembretes para o planejamento da sexta-feira – anote-os – e aí tire da sua cabeça. A antecipação, por meio da organização e planejamento, dos incêndios que precisamos ficar apagando traz paz de espírito! E se tem alguém que precisa de paz de espírito…  

E uma nota sobre urgências… a maioria não é… nem dos chefes, nem dos pais, nem das professoras… então, com o espírito de alguém que sabe controlar seu tempo e está antenada com o que realmente são urgências e o que são desejos e pressões dos outros, organize as demandas conforme as reais necessidades. Uma boa pergunta para se fazer é: 

“O que é melhor para a criança/a professora nesse momento? Como uma determinada ação afetará o grupo das crianças/professoras?”

Fazendo um planejamento assim, você consegue trazer sentido para seu dia a dia, alcançando metas profissionais para você e sua equipe e escola. Você vai introduzir sentido para seu fazer pedagógico novamente, trazendo o controle para você, a quem a escola confiou um papel importantíssimo no cargo da coordenação pedagógica. É uma maneira possível, real, consistente e eficiente para guiar seu dia a dia para você poder se tornar a dona do seu tempo novamente!  

Mas peraí…

E se você completar tudo o que você se propôs a fazer no dia e está no tempo de amortecimento sem nada para fazer? Você pode fazer algumas coisas, mas eu indico estas 2: o primeiro é antecipar uma tarefa do dia seguinte, pois só Deus sabe o que virá amanhã (risos nervosos), ou, o que é quase uma recompensa para você, use para estudar algo que você sente que falta de conhecimento no seu cargo, como você está fazendo agora!


Posts recentes


Tags

5 Estratégias de Organização Para Fazer seu Curso On-line A Roda na Educação Infantil Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar adulto brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Cursos Bilíngues Cursos Educação Infantil Cursos Online dia das professoras Educação Infantil bilíngue Elaboração de CV Empregabilidade Escolhas Profissionais Exigências Para Começar em uma Sala de Aula Bilíngue Formação continuada na Educação Infantil free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica Legislação Bilíngue livre brincar Objetivos de Aprendizagem observação e registro O que colocar no CV de professora bilíngue Planejamento Planejamento bilíngue Planejamento bilíngue e escuta Por Que Você Usa Tanto a Frase "Good Job!"? Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Professora Reflexiva Profissão Docente Práticas pedagógicas Qual é a diferença entre objetivos de aprendizagem e o tal de learning outcomes? Relatórios na Educação Infantil Reunião de Pais Saber escrever relatórios Teorias na Prática Vida de Professora Well-being

ÚLTIMOS POSTS

TAGS

brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Educação Infantil bilíngue free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica livre brincar Planejamento Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: