O presente de dia das professoras

Home O presente de dia das professoras

Quantas vezes você recebeu um chocolate no Dia da Mulher e pensou “nossa, obrigada, MAS… preferiria que a escola/empresa usasse esse dinheiro para realmente melhorar a qualidade de vida das mulheres aqui”, como criar um espaço para as teacher-moms tirarem leite ou amamentar em paz, sem ser num banheiro ou um closet com uma cadeira? Você já se sentiu assim em alguma data comemorativa?

Então, está chegando o Dia dos Professores. E aí, o que vai fazer de surpresa que realmente mostra que você (ou a escola) as valoriza? Muitas vezes, colocamos muito esforço, como escola, nos preparativos para a semana da criança. 

Agora é quando você poderá fazer duas ações. Uma, mergulhar em sua experiência como professora e lembrar suas dores enquanto estava na sala de aula. O que sentia falta? O que realmente poderia ajudar você naquela situação? Que pequena atitude você agradeceria de alguém tentando valorizar você naquela posição? Se quiser e puder, reúna-se com outras coordenadoras para fazer esse brainstorming.

A segunda ação que pode fazer é pegar a avaliação que você fez com as professoras no final do ano letivo passado e ver o que elas mais gostaram no ano, isso também dará dicas de algo que você ou a escola poderá fazer para esse dia especial. 

Pensando nessas duas ações, e se decidir fazer as duas, melhor, vou colocar algumas ideias para que você comece a pensar em ideias para seu contexto local:

  • Dê tempo, sem crianças, para elas trabalharem. Muitas vezes, as professoras sentem que o trabalho só se acumula. Dar um dia todo de trabalho na escola sem qualquer diretriz, garantindo que elas poderão se reorganizar é um alívio. Você não pode fechar a escola por um dia? Faça um rodízio com a equipe para cobrir esse dia, ou manhã/tarde, para dar esse respiro para elas.
  • Institua que o Dia dos Professores é dia de promoção do bem-estar. Em vez de dar o dia para elas como um feriado, use o dia para fazer atividades in-house de promoção de saúde mental. É claro que isso teria que ser avisado para os pais no início do semestre ou ano, mas é muito importante que os pais entendam a importância desse dia.
  • Uma formação ou palestra catártica e inspiradora. Nunca vou me esquecer de uma palestra com Cláudio Thebas – palhaço, escritor e educador. Eu estava rindo, chorando, refletindo sobre a minha vida pessoal e profissional. Saí leve após esse momento. Às vezes, só de parar para dar risada até chorar no meio do semestre, nos ajuda a continuar a caminhar nessa jornada de ser professora! Uma contação de história da Kiara Terra também vai nesse viés.
  • Uma conversa aberta. Uma possibilidade totalmente de graça (tirando o pagamento para a reunião pedagógica que já está no orçamento da escola, claro), é simplesmente sentar para ouvi-las e elas se escutarem. Quantas vezes a gente gostaria de falar alguma coisa, mas ou não tem tempo para falar ou não sabe para quem falar? Com algumas perguntas guiando esse momento, pode ser um tempo catártico para elas falarem das suas angústias, contar histórias engraçadas ou inspiradoras que aconteceram na sala. A ideia é que elas se sentem e sejam realmente ouvidas e só. Para isso, você já tem que ter criado um lugar seguro para a honestidade, senão, será um desperdício de tempo.
  • Adquirir uma coisa que só elas têm pedido. É uma geladeira para a sala das professoras? É uma sala de amamentação? Duchinha nos banheiros? Armários para os pertences pessoais? Um procedimento melhor para o pedido de materiais? Pense naquilo que sempre está no final da lista de prioridades para a escola e sempre no topo da lista das professoras e faça um sacrifício.
  • Agradecimento personalizado. Algo que é bastante simples e que toca a alma da professora é escrever uma carta para cada uma, mas totalmente individual, que fale das suas conquistas naquele ano e do que te deixa com orgulho da pessoa. Cada professora, como cada aluno, tem algo sensacional para ser notado e compartilhado. Indo além, imagine o quão interessante seria compartilhar essas falas com os pais! Será que eles sabem também o que torna a professora do seu filho especial aos olhos da própria escola? Só cuidado com a estética do formato que escolher, lembrando que está falando com adultos, não é para infantilizar o formato só porque elas lidam com crianças no dia a dia.

Ditas essas ideias, pense nelas e nas possibilidades que a escola tem para fazer um gesto. Escute e aí escolha. E também, após esse dia passar, pegue um feedback individual delas. Elas gostaram? Se sentiram valorizadas? Quais outras ideias elas têm? Já deixe suas ideias em algum lugar com os feedbacks que você recebeu, pois, assim, o próximo Dia dos Professores poderá ser ainda mais acertado! 


Posts recentes


Tags

5 Estratégias de Organização Para Fazer seu Curso On-line A Roda na Educação Infantil Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar adulto brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Cursos Bilíngues Cursos Educação Infantil Cursos Online dia das professoras Educação Infantil bilíngue Elaboração de CV Empregabilidade Escolhas Profissionais Exigências Para Começar em uma Sala de Aula Bilíngue Formação continuada na Educação Infantil free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica Legislação Bilíngue livre brincar Objetivos de Aprendizagem observação e registro O que colocar no CV de professora bilíngue Planejamento Planejamento bilíngue Planejamento bilíngue e escuta Por Que Você Usa Tanto a Frase "Good Job!"? Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Professora Reflexiva Profissão Docente Práticas pedagógicas Qual é a diferença entre objetivos de aprendizagem e o tal de learning outcomes? Relatórios na Educação Infantil Reunião de Pais Saber escrever relatórios Teorias na Prática Vida de Professora Well-being

ÚLTIMOS POSTS

TAGS

brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Educação Infantil bilíngue free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica livre brincar Planejamento Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: