O novo Time On

Home O novo Time On

Arriving home from work: Que momento mais delicioso do dia! Mas normalmente não é um marco, é simplesmente um alívio. Deixa eu adivinhar o que acontece. Seu corpo se transporta para casa, mas sua mente continua no trabalho e isso gera estresse, ansiedade, estafa mental e ainda mais cansaço!

E aí, como fica sua vida pessoal? Você tem a percepção de que está sempre esperando os fins de semana, feriados e férias para viver? Não dá, né?

Conseguir desligar a cabeça ao pisar em casa é um hábito difícil de criar, mas é possível. E não estamos dizendo para você não gastar tempo pensando nas crianças, no planejamento e na escola. Até porque muitas de nós gosta do que faz e gostamos de pensar naquilo que gostamos. Entretanto, como tudo, tem um tempo e um limite de tempo para dedicar para essa tarefa e, já que muito do nosso trabalho é no pensamento, precisamos desligar, senão a nossa criatividade e energia acabam. Sem falar dos relacionamentos em nossa volta, durante o semestre, precisando ser resgatados duas vezes ao ano, né?

Temos que dar um jeito de desligar o pensamento do trabalho para desfrutar dos momentos em que as nossas vidas estão ON. Sério? On? Sim, deixa eu falar para você de um conceito muito perfeito para esse nosso problema…

Imagino que você já conheça os conceitos em inglês time on e time off. Para aquelas que ainda não conhecem, Time on é o tempo produtivo do seu dia, também conhecido como trabalho e Time off é o tempo não produtivo ou, em outras palavras, seu tempo livre. Mas você já se perguntou “Livre de quê?”, e a resposta é: Trabalho. 

Nesse sentido, o nosso tempo revolve ao redor do conceito de trabalho e, portanto, o nosso foco e energia também. Por isso, você chega em casa e tem a sensação e o pensamento de que o tempo após o trabalho é o que “sobra” do seu dia. E o pensamento que entra é “o que vou fazer com o restante do meu dia? O que vou fazer com essa sobra?”.

Agora, vamos imaginar o que aconteceria se considerasse o nosso tempo livre como time on e o nosso tempo no trabalho como time off. Que esses conceitos agora giram em torno de uma outra palavra, a nossa vida pessoal com suas metas, necessidades e relacionamentos. Tente pensar no time on como o tempo que você tem pós-trabalho. E o time off como o tempo que você dedica para o trabalho, mesmo se você ama seu trabalho ou mesmo se você simplesmente tolera para ganhar o pão diário. 

O que mudaria na sua vida se considerasse que time on começa assim que você pisa em casa? 

Esse conceito é ainda mais importante para você quando for mãe. O sentimento e a realidade de muitas Teacher Moms, eu me incluo nisso, é que os nossos filhos e filhas recebem os leftovers da nossa energia e planejamento. Por isso a mudança de Mindset ao chegar em casa é fundamental, não só para nós, mas também para eles.

Com essa mudança de pensamento, você não vai chegar no final do semestre acabada, porque você decidiu e planejou ir atrás dos seus sonhos, hobbies ou relacionamentos importantes! Você sentiu a vivacidade durante a semana também, que sua vida pessoal teve seus momentos valorizados também.

Essa mudança não acontece da noite para o dia, demanda hábitos novos e um planejamento também. Mas esse planejamento é tão valioso quanto é para você lembrar de lavar um uniforme de trabalho para o dia seguinte. Vamos mudando de Mindset aos poucos. Mãos dadas e VAMOS! 

Gostou? Esse conceito maravilhoso é de um livro sensacional chamado The Wonder Box, escrito por Roman Krznaric. Indico muito! 

Quando lançamos esse conceito no Instagram, o maior desafio que recebemos na mudança de paradigma do tempo foi esse: de não conseguir desligar a cabeça ao pisar em casa. E é difícil mesmo. Por isso, colocamos algumas dicas de bons hábitos para adotar para que você possa fazer isso, neste post aqui.


Posts recentes


Tags

5 Estratégias de Organização Para Fazer seu Curso On-line A Roda na Educação Infantil Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar adulto brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Cursos Bilíngues Cursos Educação Infantil Cursos Online dia das professoras Educação Infantil bilíngue Elaboração de CV Empregabilidade Escolhas Profissionais Exigências Para Começar em uma Sala de Aula Bilíngue Formação continuada na Educação Infantil free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica Legislação Bilíngue livre brincar Objetivos de Aprendizagem observação e registro O que colocar no CV de professora bilíngue Planejamento Planejamento bilíngue Planejamento bilíngue e escuta Por Que Você Usa Tanto a Frase "Good Job!"? Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Professora Reflexiva Profissão Docente Práticas pedagógicas Qual é a diferença entre objetivos de aprendizagem e o tal de learning outcomes? Relatórios na Educação Infantil Reunião de Pais Saber escrever relatórios Teorias na Prática Vida de Professora Well-being

ÚLTIMOS POSTS

TAGS

brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Curso de Extensão Educação Infantil bilíngue free play Gestão Escolar Gestão Pedagógica livre brincar Planejamento Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: