Formação continuada na Educação Infantil: por que é um non-negotiable?

Home Formação continuada na Educação Infantil: por que é um non-negotiable?

“A formação inicial parece não dar conta de ensinar os saberes necessários à docência, pois a formação identitária do professor, a continuação e a solidificação da aprendizagem da docência se dão no meio da problemática, na experimentação de sucessos e fracassos, na prática de ensino, refletida e dialogada.”

(Placo e Souza, 2015)

E enquanto as professoras da Educação Infantil estão na travessia da prática, quem joga a bússola para elas ou como elas podem saber que não estão sozinhas se não for durante momentos formais de formação continuada?

Trazer sentido ao fazer pedagógico, ressignificar a rotina, colocar prioridades nas múltiplas escolhas, aprofundar conversas necessárias e trazer para a superfície o que está enraizado na prática são elementos necessários de uma boa formação continuada. 

E mais do que isso, hoje existem três non-negociables que cada professora e cada gestora precisa considerar:

  1. Seu trabalho é relevante e atualizado? Quantas informações estão saindo sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças bem pequenas atualmente? O foco da educação em muitos países têm se concentrado na Educação Infantil e, por isso, muitos estudos, metodologias e práticas novas estão disponíveis. 
  2. Você pertence a uma comunidade de professoras reflexivas? Um dos benefícios mais necessários da formação continuada é a oportunidade de pertencer a um grupo de pessoas com vivências similares, possibilitando trocas de experiências, mesmo se for só para dar risadas e saber que você não está sozinha, e também pedir e dar conselhos que só uma professora que já viveu o que você vive pode dar.
  3. Você sente que sabe o que está fazendo? Sabia que a formação continuada reduz o estresse causado pelo pensamento constante de “não sei o que estou fazendo” ou “não consigo atingir os resultados que gostaria”. Realmente entender o que é esperado para a faixa etária, como é o desenvolvimento de crianças típicas, os comportamentos que fogem do esperado e outras dúvidas reais do dia a dia, traz uma confiança que deixa a professora mais relaxada em sala. E, quando a professora está calma, as crianças estão também e isso cria condições para um ambiente de aprendizagem!

Se você respondeu NÃO para uma dessas três perguntas, temos um curso chamado “O fazer pedagógico bilíngue na infância” que vai levar você a responder SIM a todas essas perguntas. Você vai se sentir:

  1. Atualizada e certa de que seu trabalho é extremamente relevante;
  2. Pertencente a uma comunidade de professoras bilíngues da Educação Infantil;
  3. Segura do que está fazendo na sala de aula!

E melhor ainda! Você pode fazer no seu tempo e ritmo!

Conheça agora o nosso curso, clique no banner abaixo:

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS


TAGS

Adaptação Bilíngue Ambiente bilíngue Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Educação Infantil bilíngue escola leitora Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil promoção da leitura bilíngue Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre BLOG e Novidades Bilinguismo | Bilinguistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading