A aprendizagem está naquilo que você não está planejando

Home A aprendizagem está naquilo que você não está planejando

Domingo à noite e todas as professoras do mundo estão fechando o planejamento para a semana. Talvez você tenha passado o final de semana todo tentando ter uma ideia mirabolante de atividade inovadora, talvez tenha passado parte do seu tempo livre no Pinterest ou nos grupos de WhatsApp buscando propostas.

No entanto, algo que passa despercebido é que os momentos que estruturam nossa rotina são extremamente ricos em oportunidades de ensino e quase sempre não dedicamos a eles nenhum tempo em nosso planejamento.

Sabe do que estou falando aqui? De pensar que o momento de organizar os brinquedos pode ser uma ótima oportunidade para ensinar, revisar ou avaliar o uso de preposições. Basta você planejar que, naquela semana, você vai dizer a cada criança o que guardar, usando in, on, under, behind, next to. Você já havia pensado nisso?

Quanta língua você pode movimentar em termos de compreensão e produção nos momentos de transição, higiene, alimentação, organização? Mas, para que isso aconteça, é preciso intencionalidade, ou seja, planejamento.

Na próxima vez que você for planejar, diminua a lista enorme de tarefas que dão a impressão de que as crianças estão produzindo bastante. Tente olhar para os momentos da própria rotina que podem trazer o uso da língua de forma contextualizada e significativa para que a criança navegue o ambiente escolar.

Vamos pensar em outro exemplo:

Durante o lanche, você pode praticar yes/no questions, nomes das frutas, action verbs (give, cut, share, eat, drink), você pode narrar o que está acontecendo para trazer o present continuous (look, Maria is eating a banana. João is drinking orange juice), adjectives (juicy, delicious, sweet, stale). Qual será a diferença para as crianças entre ver desenhos de frutas em flashcards e repetir o nome na roda e usar esse vocabulário enquanto estão com as frutas nas mãos, podendo tocá-las, cheirá-las e prová-las?

De forma similar, você pode fazer o exercício de observar por alguns dias a sua própria rotina e investigar onde estão as oportunidades ocultas – e também valiosas – de trazer ensino intencional. Após essa observação, basta registrar sua intenção no planejamento. Certamente você vai notar que o uso e compreensão da língua vai se intensificar!

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS


TAGS

Adaptação Bilíngue Ambiente bilíngue Avaliação Bilíngue bilinguismo infantil brincadeira bilíngue brincar bilíngue Coordenação Bilíngue Coordenação Pedagógica Curso bilingue Educação Infantil bilíngue escola leitora Planejamento bilíngue Professora Bilíngue Professora Educação Infantil promoção da leitura bilíngue Práticas pedagógicas Reunião de Pais Vida de Professora Well-being

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre BLOG e Novidades Bilinguismo | Bilinguistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading